sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CONFLITO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

Rafael, Gabriela, Maria Inês, Vinicius.



MUDANÇAS RACIAIS NOS ESTADOS UNIDOS ATRAVÉS DE MOVIMENTOS SOCIAIS

 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo demostrar os conflitos raciais que aconteceram antigamente e os que ainda acontecem nos Estados unidos, demostrando além de tudo a valorização de todo processo histórico negro desde sua luta por direitos civis a suas conquistas.

PALAVRA-CHAVE: Discriminação, igualdade, conflito racial, segregação, direitos civis.  

Conflito racial é um processo em que se trata de uma guerra étnica sofrida por certos grupos que são discriminados por outros grupos de indivíduos, seja pela origem cultural ou religiosa pela qual pertencem. O contexto histórico é uma das causas de conflitos raciais existentes trazendo assim uma série de consequências para a humanidade atual.
No final do século XVI a Inglaterra iniciou o processo de colonização nos EUA e trouxeram com eles embarcações com muitos negros que foram vendidos após perderem um conflito contra países europeus na África e assim se tornaram escravos como pagamento de sua derrota.
Ao longo de mais de três séculos sofreram discriminação racial desde a chegada dos primeiros negros na América do Norte em 1619. O tráfico de escravos para o EUA foi proibido no ano de 1815, mas mesmo assim continuo o fluxo até o ano de 1860.
Em 1964 deu inicio aos Direitos Civis que ajudou as diversas reivindicações dos afro-americanos que tinham como objetivo adquirir igualdade na sociedade americana, mas apenas um papel não iria destruir uma cultura racista dos brancos para com os negros, teria que haver toda uma mudança na mentalidade dos americanos brancos.
O cenário de desigualdade é demonstrado em um acontecimento de alta repercussão tendo como protagonista Rosa Parks, uma mulher negra que resistiu a ceder um acento no transporte publico a um cidadão branco, aonde as primeiras fileiras de ônibus era por lei destinada aos brancos.
 Por se negar a sair acabou sendo presa por desobediência civil e foi acusada de violação do capítulo 6 da seção 11 do código de segregação racial, Rosa foi condenada a pagar multas e teve prisão domiciliar decretada, essa não foi a primeira vez que uma pessoa se recusa a ceder o seu lugar para um branco e acaba sendo presa, mas desta vez houve resultados que mudou a vida do afro- americano nos Estados Unidos.
 O caso gerou uma alta repercussão ‘o boicote dos ônibus foi um dos maiores movimentos populares contra a segregação racial. Outro protagonista foi Martin Luther King que concordou e apoiou o movimento inicialmente provocado por Rosa Parks, esse acontecimento fez com que todos os negros não seguissem mais as leis dos transportes públicos, o boicote dos ônibus durou cerca de 380 dias.
O resultado foi à decisão da suprema corte dos EUA, onde decretou a lei eliminatória da separação no transporte publico e que segregação racial em qualquer lugar era ilegal, uma grande vitória para o movimento negro.
 Depois desse movimento social Luther King se tornou um líder nacional do movimento negro nos Estados Unidos onde divulgou a luta dos negros por direitos civis nos (EUA) para todo o mundo.
Martin Luther King foi um pastor norte-americano que foi um dos maiores líderes que defendia a igualdade racial, tinha como objetivo não a violência e o amor ao próximo. Além de ser defensor do negro Martin lutava pelos direitos das mulheres. Ele foi assassinado no ano de 1968, mas ainda é lembrado nas escolas e nos EUA existe um feriado em sua memória.

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.                                                
Martin Luther King.
Após a morte de Martin Luther King houve manifestações violentas que espalharam mortes por 125 cidades americanas onde ocorreram 46 mortes e 2,6 mil pessoas feridas onde um terço desse indicie vem da população negra.
Durante 20 anos não ocorreu nenhum conflito de etnias, mas em 1992 houve um ato de discriminação por meio de um policial branco que agrediu fisicamente o negro Rodney King e o que mais causou revolta na população negra foi o resultado do julgamento ser favorável para o policial visto que o júri foi composto por 10 brancos.
A entrada do primeiro presidente negro na casa branca no ano de 2009 foi um marco para os negros, porém mesmo com a entrada de um presidente negro não se conseguiu minimizar os conflitos raciais existentes de uma forma tão efetiva nos EUA, como reflexo desse conflito ocorreu em 2012 mais um caso de violência contra o jovem negro de 17 anos Trayvon Martin que foi morto perto de casa por um segurança branco que para ele não houve nenhuma consequência, pois foi favorecido pelo tom de sua pele, trazendo de volta manifestações violentas por parte da população negra que estava indignada.
Um ano mais tarde Barack Obama se pronuncia sobre o caso:

Trayvon Martin Poderia ter sido eu, há 35 anos. É importante reconhecer que a comunidade afro-americana olha para este problema tendo por base um conjunto de experiências e uma história que não se apaga. Há poucos homens afro-americanos, neste país, que não passaram pela experiência de serem seguidos enquanto faziam compras numa loja. Isso inclui-me.

Barack Obama

O fato é que há uma predominância da violência racial, pois cerca de 50% dos casos de homicídios que acontecem nos Estados Unidos 90% das vitimas são negros, os jornais dizem que estes homicídios são geralmente praticados por outros negros, mas veja que mais um caso ocorreu nos EUA, um policial branco Robert Bates foi acusado de matar o negro Eric Harris em Tulsa, o caso foi dado como negligência.
Seria normal pensar que negros de fato são ladrões? A sociedade com base nas devidas informações acusa-os de certo modo sem qualquer tipo de provas concretizadas. Em sites encontram-se pouquíssimas informações sobre o conflito de raças, pois o (EUA) é um país capitalista que controla todas as informações da mídia.
A desigualdade social é um fator que ajuda na geração da discriminação racial, pois de acordo com o centro de pesquisa (Brookings Institution) realizado no fim de março deste ano em Washington, foi visto que os negros estão concentrados no lado leste com um índice de 22% de pobreza, enquanto os brancos estão situados no lado oeste com menos do que 10% de pobreza.
Uma verdadeira segregação na qual o indivíduo da classe social baixa não possui as condições necessárias para viver, com isso as pessoas mudam para outros lugares com níveis menos segregados aonde espera ter uma vida melhor.
“Onde muitos têm pouco e poucos tem muito”.
Nos dias atuais uma família negra ganha em média cerca de 60% da renda de uma família branca, com isso é equivalente se ver muito mais brancos em áreas de privilégios do que negros, é mais fácil ver um número maior de negros vivendo em favelas de extrema pobreza do que brancos. Os conflitos raciais é consequência da segregação racial que nos (EUA) foi imposto de forma legal, isso sempre esteve diretamente ligado ao racismo onde o branco tem muito mais direito e respeito do que o negro.
Antigamente com a segregação os negros não tinham liberdade para frequentar qualquer lugar, tanto que os locais que eles gostariam de habitar já tinha escrito acesso negado para negros, leis que decidiam se os excluídos deviam ou não estar naquele lugar.
Para dispor a ideia até as escadas eram separadas, por exemplo: só negros poderia subir escada, essas coisas aconteciam por causa da era Jim Crow, eram leis estaduais implantadas nos Estados Unidos, que se mantiveram com força nos anos de 1876 a 1965 estas leis determinava que boa parte dos locais públicos como: escolas, trens, ônibus, bebedouros e lanchonetes deveriam definir lugares diferentes para brancos e negros.
Como decorrência disso trouxe Leis discriminatórias, mais violência racial e a criação de mais um grupo racista, o grupo (Ku Klux Klan) também conhecido como (KKK) organização racista dos Estados Unidos, que apoiava a supremacia branca, porém para fugir da privatização e dessa situação os negros criaram suas próprias instituições como: Escolas, associações civis e etc.
Isto foi feito para que negros sinta-se bem no devido ambiente onde não ficassem sujeitos a olhares estranhos e a fiscalização dos brancos, mas vários acontecimentos pessoais e grupos como o (NAACP) (National Association for advancing of colored People) Associação Nacional para o progresso de Pessoas de cor, instituição que lutava e ainda luta para garantir os direitos dos afros americanos, foi fundamental para a luta contra o Jim Crow.
Mesmo com o fim da separação entre as raças os problemas persistiram, há vários exemplos dessa desigualdade: discriminação e dificuldades na entrada de negros em instituições privadas e publicas, nota-se a imensa diferença na educação, na saúde, nos cargos de empregos as oportunidades podem surgir mais para brancos e menos para negros, além da diferença nos bairros e moradias. Esses são problemas antigos que mesmo nos dias atuais permanecem em torno da sociedade e são fáceis de ser encontrados. 

Enfim de todos os aspectos mencionados conclui que os movimentos sociais foram o início de novas conquistas para os negros, tendo a influência do líder Martin Luther King os apoiando. Mas visto que diante de tudo isso ainda exista conflitos que generalizam toda a raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário