sábado, 21 de novembro de 2015

Fluxos Migratórios na América Latina e na Europa




- Abraão de Jesus Evangelista de Souza
- Carlos Freitas Melo Neto
- Jeilson Gonçalves dos Santos
- Paulo Henrique Neves Ferreira
- Thaiana Miranda Chagas




RESUMO: O artigo tem como objetivo principal apresentar os principais motivos que levam as pessoas a se deslocarem de uma região para a outra, relatar porque a Europa limita a entrada de emigrantes, e o que são as migrações na América Latina e na Europa, com a estrutura de um artigo, citando informações e suas referências.






Palavras-chaves: Migração





O fluxo migratório é a forma pela qual, as pessoas de um determinado local saem do lugar onde habitam e deslocam-se para outro em busca de melhores condições de vida. Inúmeros são os motivos que os levam migrarem para outra região, pode ser por conta do desemprego, perseguição a uma religião, catástrofes ambientais, a fuga dos conflitos políticos e tantas outras.
Entre os séculos XIX e XX, houve um aumento demográfico da população mundial, por conta da Vaga de imigração procedente do Velho Continente.
Na Europa em especial, houve um aumento superior aos demais continentes, mesmo com a emigração para outros locais, como em especial a América Latina, pouco habitada.
Os motivos da expansão demográfica são devidos a fatores como, o avanço da medicina através da vacina, melhores condições e oportunidades de empregos, saúde, alimentação, higiene pessoal, e devido a melhores condições climáticas.
O motivo pelos quais levam as pessoas atravessar o outro lado reflete a razão dos problemas, a interferência européia determina os fluxos.
Foi registrado que os cidadãos que mais se locomoveram de continente foram os portugueses e os espanhóis, jovens e solteiros com um grau de estudo avançado, que passaram a habitar na América Latina ou Caribe, com o intuito de buscar oportunidades para o seu crescimento profissional.
Outro motivo pelos quais levaram as populações a emigrarem foram as crises políticas e econômicas na Europa que influenciou ainda mais o movimento migratório.
A quantidade de latino-americano que migram para outros continentes como a América do Norte, aumentou de maneira considerável a partir de 1980. Por isso é comum o movimento migratório na América Latina e no Caribe pela de emigração extra-regional.


A Europa recebeu refugiados e emigrantes por está próximo aos continentes Asiático e Africano. Principalmente dos países como a Síria e Iraque, por ser o espaço do Estado Islâmico, são países onde ocorrem conflitos e guerras, e muitos habitantes vão para a Europa em busca de segurança. Pois desde a Segunda Guerra Mundial, foi instituído o direito do cidadão que se sentir ameaçado e que esteja correndo perigo em seu país, poder pedir asilo para outro país. Porém a União Européia reforçou a política de fronteira, controlou e dificultou a entrada de migrantes no continente, o que gerou rotas ilegais e tráficos de pessoas, com isto muitas pessoas correm grandes riscos de vida por ser um tráfego perigoso. Como ocorreu um caso, em que foi encontrado o corpo de uma criança de três anos de idade, na praia na Turquia, chamava-se Aylan Kurdi, ele, seu irmão, seu pai e sua mãe saíram da Síria para tentar escapar da guerra, pagaram um traficante para sair do país por algumas rotas, porém o barco que eles navegaram não era seguro e afundou somente o pai da criança sobreviveu, e infelizmente existem histórias como essas acontecem. A Grécia é o país nesta região que mais recebe migrantes por ser o menor trecho para percorrer. A Itália é segundo país que mais recebe emigrante.
Porém o continente Europeu tem uma idéia de que os refugiados são pessoas que roubarão seu espaço, que poderá trazer conflitos para a sociedade, gerando o problema histórico da xenofobia na Europa.
O movimento migratório europeu é uma consequência da expansão quantitativa da população da Europa e do avanço das relações transatlânticas. A industrialização foi um fator atrativo nesse processo de migração, pois fez com camponeses emigrassem de países subdesenvolvidos, agravando mão de obra barata e movimentando a economia dos países acolhedores. 
O que impulsionou as pessoas a sair de sua região de origem para outra, correndo risco de enfrentar algumas dificuldades, é a procura por uma melhor qualidade de vida seja na saúde, na alimentação, melhores condições econômicas, e também a busca pela segurança. O convívio com a fome, a violência e o pânico foram alguns fatores que levaram os europeus a migrarem para outras regiões.
Por conta deste deslocamento, surgiram as comunidades de colonos brancos, onde eles mesmos forneciam matérias primas e alimentos que eram transportados para seus países servindo de produto para as indústrias européias. Porém não ocorria somente migração internacional dos europeus, ocorriam também migrações nacionais em que um indivíduo migra para outra região dentro do seu território (do seu país), isto acontecia na agricultura no tempo das colheitas e nas cidades por conta das minas e indústrias, serviços ferroviários e construção civil. Porém como a colheita não ocorre com frequência, as pessoas que dependiam dela acabavam passando fome e isto levava as pessoas a migrarem dos campos para às cidades, porém como o número de habitantes só aumentava, as regiões industrializadas não conseguiam providenciar emprego para todos gerando uma crise de desemprego, por haver muitas pessoas para poucas vagas.
Ainda há uma locomoção interna, fronteiriça na América Latina e no Caribe, em pleno século XXI, mas não como no passado, houve um decréscimo depois que o governo militar acabou, mas pode ser encontrada nas regiões rurais; parou em algumas regiões, porém em outras continua excessivo.
Com a riqueza do café, juntamente com a anulação da escravidão, e ótimas condições naturais, o Brasil passou a receber migrantes, e logo depois com a produção de cacau os europeus passaram a habitar nas terras descolonizadas do Brasil, como a região Amazônica.

Podemos concluir que os fluxos migratórios na América Latina e na Europa, influenciaram no aumento da taxa da população anual da Europa no século XIX, e teve como resolução pontos positivos, tais como, melhorias na medicina, melhor qualidade de vida, o quase extermínio da peste, por conta da vacina com o avanço da medicina, a diminuição crise pelo progresso das grandes corporações na produção de transportes, e a redução da mortalidade.
O oferecimento da ajuda humanitária por parte dos países seria uma possível solução para acolher refugiados, criando uma política humanitarista, para atendê-los e recebê-los de maneira solidaria. E para que não haja um cruzamento das fronteiras de maneira arriscada, a criação de um registro para possibilitar que os refugiados organizem uma viagem, com ajuda da ONU (Organização das Nações Unidas), de forma legal perante a política do país acolhedor evitaria a morte dos refugiados.  “Age de modo que consideres a humanidade tanto na tua pessoa quanto na de qualquer outro, e sempre como objetivo, nunca como simples meio.”¹


REFERÊNCIAS


Brasil: aspecto físico e humanos. Fluxos migratórios. brasilalemanhanews.com.br/noticias
infopedia/grande-fluxos-migratórios-europeus
BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.


2 comentários: