sábado, 21 de novembro de 2015



A economia colaborativa e o impacto formal

Alane da Conceição Gomes
Débora dos Santos Santana
Jenifer Juliana Paixão de Freitas
Layla de Jesus Santa Clara

Resumo: O artigo tem como objetivo expor os aspectos positivos e negativos da economia colaborativa e mencionar o impacto formal nas grandes corporações.
Palavra-chave: Economia

A economia colaborativa vem ganhando e conquistando seu espaço ao redor do mundo com intuito de melhoria na renda e na estabilidade no quesito tecnológico. Esse conceito nada mais é do que a mobilização o compartilhamento social, e também grande “corporações”.
Muitas corporações já adotaram em seu âmbito profissional esse compartilhamento com objetivo de expandir seus negócios, porém essa mobilização quase atual ocorre pó conta de uma serie de problemas fazendo com que essas empresas criem flexibilidade ao negociar seus produtos.
Já por outro lado há também uma grande resistência por parte de algumas empresas, pois os preços que eles proporcionam será menor que o tradicional, fazendo com que a renda dessas empresas declinem.
Um dos principais motivos dessas empresas usarem desses novos métodos tecnológicos de maior faturamento e acessibilidade. Dentro dessa economia as organizações surgiram de antes de diversos compartilhamentos de pessoas convocando o consumo colaborativo. Não é só a troca de produtos ou serviços, mas também de conhecimento.
A economia colaborativa está presente a algum anos, só que as pessoas não tinham a facilidade de acessar a internet e nem existia um fluxo de tecnologia no mercado. Com o passar dos anos as pessoas começaram a ter acesso diário a internet, desse modo começaram a compartilhar produtos que eles não utilizavam e os trocavam com outros produtos via internet com um valor menor que o do mercado convencional.
A economia compartilhada tem a tendência de crescer cada vez mais, no qual irá afetar a economia formai. Algumas áreas que vem sofrendo com isso são: o turismos as finanças e os comércios pois, existem diversos sites que oferecem produtos com menor preço de custo.
Um modelo atual que vem afetando na economia formal, é um aplicativo chamado UBER que serve como uma carona remunerada, ou seja uma forma de economizar dinheiro e tempo, porem vem afetando os taxistas, porque os taxis são registrados e o aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa como forma de lucro. Outro exemplo que se vem destacando na economia colaborativa é o aplicativo OLX, esse aplicativo possibilita que as pessoas comprem ou vendam produtos como: moveis, roupas, sapatos etc.
No Brasil vem acontecendo diversas manifestações, pela revolta dos taxistas, por causa do aplicativo UBER, aplicativo esse que facilita a possibilidade da pessoa fazer uma corrida com menor peço de curto, mas os taxistas não aceitam, por conta de serem registrados, e os motoristas que utilizam esses aplicativos não dispõem de uma licença para exercer a função.
A economia colaborativa tem um lado positivo na sociedade, mas também tem seu lado negativo, pelo fato de beneficiar uma boa parte da população, enquanto a outra parte se sente prejudicada.
Essa economia tende a crescer cada vez mais, pois muitas pessoas se encontrarem sem informação, a medida que as pessoas vão sendo informatizadas vão aderindo a essa modalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário