sábado, 21 de novembro de 2015

O ESTADO ISLÃMICO E SUA POLÍTICA DE EXPASIONISMO NO ORIENTE MEDIO
Autores: ALISON DAMASCENO, BRUNO SANTOS, DEBORA GUEDES, RIDSON RODRIGUES      
Resumo: O artigo tem como objetivo relatar as ações relacionadas com a política de expansionismo, agentes causadores e conseqüências dessa política.
Palavra-Chave: Religião, Distorção, Petróleo, território e interesses.
     Quando se falar do estado islâmico aotomaticamenteé feita uma analogia a violência extrema que se é notória nos dias atuais, mas ao se analisar a fundo sua historia percebe-se que sua origem esta entrelaçadas com, religião, fé, respeito einteresses econômicos.O conceito religios  na Arábia na cidade de Meca e foi empregadoq pelo profeta Maoméque foi de grande influência para o povo islâmico. Ao longo de sua vida ele se dedicou a passar os ensinamentos de Alá a povo árabe, naquela época a cidade de Meca formada por lideres espirituais com ideologias distintas, ocasionando a divisão e conflitos de povos dentro do próprio território, quando Maomé começou seus ensinamentos que se baseava na democracia e liberdade afetou a economia local, que naquele período os poderosos se aproveitavam da sociedade explorando sua fé para ganhos pessoais. Depois que o profeta ganhou confiabilidade e aptidão suas palavras se espalharam trazendo muitos seguidores as suas peregrinações que foi de grande importância econômica, isso trousse revolta aos poderosos que planejavam assassinar o profeta, certamente não deus certo. Quando Maomé faleceu no ano de 632 d.C grande parte da Arábia já tinha se transformado em islâmica, e assim depois de sua morte o alcorão começou a ser escrito.
    Na região iraquiana há existência de grupos armados que lutam poder, os xiitas e sunitas, onde seguem a um conceito destorcido do alcorão e da religião islâmica o pan islamismo, e usando como ferramenta de alienação a Fé, o termo guerra santa jihad para justificar seus atos, se torna necessário afirmar que a religião  prega a paz  ,um bom exemplo para isso foi o protesto de mulçumanos em 2014, que se reuniram na França diante da grande Mesquita de paris para expressa seu repudio há grupos que seguem o conceito do Pan islamismo.
   O estado islâmico nasce como uma subdivisão da Al Qaeda seguindo os mesmos conceitos do pan islamismo.
     Devido ao ataque de 11 de setembro de 2001, onde ocorreram uma série de ataques suicidas, dezenove terroristas seqüestraram  quatro  aviões comercias,onde dois destes colidiram intencionalmente contra as torres gêmeas  , o terceiro avião colidiu contra o pentágono a sede do departamento de defesa dos estados Unidos ,o quarto avião caiu em um campo aberto , logo após sua tripulação tentar retomar o controle, porem não houve sobreviventes quase três mil pessoas morreram ,os Estados Unidos invadem o Iraque como retaliação do ataque, matam dois grandes lideres dos grupos rebeldes entre eles, Osama bin Laden líder da Al Qaeda, e Saddam Hussein com isso inicia-se o processo de desestruturação da região palestina, pois eles mantinham o controle da região e sobre outros grupos terroristas mantendo assim uma suposta paz. Com suas mortes agrava-se então a guerra civil, onde então o grupo estado islâmico se separa da Al Qaeda, pois seus atos se tornaram radicais. O grupo adotou uma política expansionista radical, onde seus ataques são efetuados de forma aleatória fugindo do padrão sunita ao contrario da Al Qaeda que atua de forma analógica.
     Com essas linhas de ações de radicas, cena de decapitação individual e coletiva de prisioneiros se tornou freqüente devido suas exibições na Internet. O uso das media em um papel crucial para forma de atuação do estado islâmico, pois são divulgados de propósitos para exibir o seu poder e atrair simpáticos a causa definidas por eles.
    Devido a sua política de expansionismo, e o modo exibicionista de suas ações pela internet, o estado islâmico vem arrebatando vários jovens simpatizantes a sua crença, sendo que a maioria desses jovens não é islâmica, mas sim do ocidente e freqüentemente do continente europeu. Em alguns casos estes jovens são recém chegados, não se adaptam a cultura o novo, conseqüentemente, são excluídos das relações sócias,e ao encontrarem a proposta de sentido de vida ,e participação  em algo maior , acabam se aliando ao estado islâmico.   A maioria desses jovens se oferece para se integra ao grupo estado islâmico, e o seu propósito Jhadista com a integração ao grupo eles recebem treinamento para se torna terrorista, voltarem ao seu pais para cometer atentados, e ajudar no recrutamento de novos jovens  Isso vem trazendo uma enorme preocupação para países do Ocidente e principalmente para vários chefes de estado da Europa que por medo de uma possível infiltração desses jovens em solo europeu, para praticar atos terroristas. Um bom exemplo desses jovens simpatizantes do pan islamismo, são as amigas Sabina 15 anos e Samara 16 anos, austríacas descendente de bósnia, que fugiram para Guerra Santa na Síria, elas se tornarão símbolos do recrutamento do estado islâmico e inspiraram varias outras garotas a seguir esse caminho.
      Porem duvida surgem sobre o assunto, estado islâmico  ´´ Qual o objetivo?´´ É possível deter este grupo? ‘’ De onde vem o dinheiro?´´. Os interesses do grupo não esta ligado somente a conflitos religiosos, fogem do padrão, de pensamento, não se trata somente de   Fé, entram em jogo, os interesses econômicos, a região que esta no centro do  conflito,com muitos aspectos  geográficos ,planície férteis , montanhas e desertos  ,com a presença de vários grupos ,étnicos e religiosos,porem o que desperta os interesses  é o fato da região  ser   rica em petróleo de boa qualidade, em um mundo capitalista isso se torna uma verdadeira mina de ouro negro, com isso atrai o interesses de   Países com grande poder econômico . Saddam que ficou conhecido por o Iraque com Mão de ferro sendo que naquele momento o Iraque estava divergindo em confrontos políticos internos, logo que sua potencia petrolífera não era elevada na época, então ao anunciar guerra contra o Irã, e ganha-la o Iraque se tornou a maior potencia do golfo.
      Sendo possível assim então, analisar que a influencia de outros países, colaboram para os conflitos e/ ou incentivam. Dentre os países que se destacam nesta linha de interesses econômicos estão os Estados Unidos, União Européia e Rússia. Os EUA fornecem armas e treinamento para os grupos rebeldes segundo eles com a finalidade de combater os terroristas e o ditador Bashar Al-Assad  , sendo que em muitos casos por varias vezes, as armas caiem nas mãos dos terroristas islâmicos ‘’ por acidente ‘’.Um bom exemplo com relação sobre esse fato é a declaração do general Hassan Firuzabadi chefe do Estado Maior das forças armadas do Irã, dizendo que os Estados Unidos entregam dinheiro,comida e armas aos rebeldes através de aviões militares que fazem vôos regulares pelos territórios controlados pelo estado islâmico.Do outro lado esta a Rússia  que apóia o ditador  , porem os dois tem em comum o interesse  relacionados ao petróleo , o Estado  islâmico possui grande domínio sobre o território ,por conseguinte  o domínio de refinarias e poços de petróleo , este petróleo e vendido ilegalmente por um preço abaixo do mercado , e o capital utilizado, para financia o grupo . Com o avanço do estado islâmico sobre o território Sírio e Iraquiano, grupos perseguidos, são massacrados, e muitos fogem de seus países gerando assim, um fluxo migratório  .
    Por fim conclui-se então que, ao ser feito  uma analise mas aprofundada  sobre o assunto ,
que  ‘’ Estado  Islâmico’’, reflete muito bem a história contida por trás dos fatos ,
‘’Estado’’ pode ser interpretado com, o monopólio do poder, e os interesses relacionados ao petróleo, já a palavra ‘’Islâmico’’ revela traços distorcidos da religião.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário